top of page
  • Foto do escritorHugo Crema

Na China, tradutores-influenciadores trazem para a internet vídeos estrangeiros censurados

Na rede social Weibo, influenciadores fazem curadoria, traduzem e editam conteúdos do mundo exterior.



A Grande Muralha Cibernética pode ser transposta. A barreira que impede usuários chineses de acessarem sites internacionais, como Instagram e LinkedIn, é rotineiramente ultrapassada por utilizadores no país por meio de VPNs. E mesmo quem não tem conhecimentos técnicos pode conhecer as tendências ocidentais que o firewall chinês esconde, graças aos tradutores-influenciadores na rede social Weibo.


O site Rest of World relata que esses influenciadores, chamados de "criadores-tradutores" (译制博主), pegam vídeos curtos de plataformas de mídia social estrangeiras proibidas, como YouTube ou TikTok, e os traduzem, legendam e editam para consumo local. Grande parte do conteúdo é cômico e apolítico, como animais fofos e vídeos de culinária. Mas outros vão além das piadas leves e publicam sobre causas liberais e posições mais transgressoras que são raras na Internet chinesa, como comentários de notícias internacionais sobre a China.


Esses influenciadores do Weibo não apenas transpõem a barreira da linguagem, copiando e colando conteúdo - eles também atuam como curadores, intérpretes e criadores de comunidades, oferecendo aos usuários chineses da Internet uma janela para o mundo exterior e um espaço de discussão sobre ele.


A ascensão dos criadores-tradutores no Weibo destaca a importância da tradução em conectar culturas e garantir acesso a informações e perspectivas diversas. Graças a seu trabalho, internautas chineses podem participar de conversas a que não teriam acesso de outra forma. Além disso, esses tradutores-influenciadores estão se tornando líderes de opinião em sua própria comunidade, proporcionando um espaço de diálogo valioso sobre questões importantes e muitas vezes censuradas na China.


Esse exemplo deixa claro que a tradução é uma ferramenta vital para a comunicação e a compreensão intercultural, capacitando as pessoas a expandir seus horizontes e ampliar perspectivas.


Para entender mais sobre a intercessão entre economia, política e linguagem, assine nossa newsletter. Caso você precise agilizar traduções de documentos, contratos e pareceres, entre em contato.


Adaptado de Rest of World

Comments


Inscreva-se e receba a newsletter por e-mail

Informações registradas!

bottom of page