top of page
  • Foto do escritorHugo Crema

Como sobreviver ao 1º ano em um escritório de advocacia? | HCM News 17

Como sobreviver ao 1º ano em um escritório de advocacia?



Definir a própria carreira é causa ansiedade nos estudantes de direito. As áreas são muitas, os tipos de trabalho e possibilidades são quase infinitos.


Tendo em mente essa indefinição, a newsletter Big Law Boyz criou um guia para quem decidir enveredar pela carreira em escritório de advocacia. O guia se chama Practice Pointers: First Year Associate (Dicas de atuação: o primeiro ano como Advogado Associado) e traz recomendações e estatísticas para quem está começando na advocacia. O foco é na sustentabilidade do trabalho ao longo dos anos.


Como as dicas são excelentes para profissionais em qualquer momento de carreira, traduzimos algumas abaixo:


Se orgulhe do que você produz. O que ninguém conta é que seu trabalho é um produto (uma mercadoria): palavras sobre uma página. Não importa o quanto o conteúdo do que você escreve é excelente, ou quais orientações você está dando. Se seu trabalho estiver visualmente feio, ou ele não será lido (e não será pago) ou será considerado incorreto e desleixado (e não será pago). Por exemplo, o Subtack não permite que justificar as margens do texto. Visualmente, é horroroso. Sempre que recebo um documento com o texto alinhado à direita, quase tenho um aneurisma. Fontes inadequadas, estruturas quebradas de frases, parágrafos longos que poderiam ser bullet points, erros de digitação - tudo isso é fácil de consertar e não deveria aparecer nos seus textos. Se preocupe em produzir textos visualmente bonitos. Orgulhe-se do que você entrega. Não precisa desperdiçar tempo sendo perfeccionista, mas há coisas simples (como as que eu mencionei acima) que influenciam para bem e para mal como alguém trata o produto do seu trabalho.


Faça perguntas - Você não sabe nada e todos sabem disso. Mais adiante, você deverá saber um pouco mais. Por enquanto, não perca a oportunidade de fazer perguntas bobas. Por exemplo: não entende como funciona uma indenização? Essa pergunta é aceitável para o primeiro ano, mas se você já está no terceiro ano como associado fica mais complicado perguntar isso. Aprenda o máximo que puder - demonstre seu esforço em melhorar como advogado.


Converse com seus sêniors - Seus sêniors são referências excelentes para se ter por perto. Encontre pessoas que te ajudarão ao longo do caminho. Muitos associados e sócios buscam ajudar advogados júnior; e você pode até fazer amizades ao longo dessa caminhada.


Tenha um hobby que não seja trabalhar - Você quer ter assunto com seus colegas; e ninguém quer falar só de trabalho. Talvez você tenha mudado de cidade a trabalho, então talvez queira fazer amigos fora do trabalho. Comece algum curso, desenvolva habilidades, saia de sua zona de conforto. Cresça. Explore. Torne-se interessante.


Reserve um tempo para sair do celular - Se você não estiver em um caso super ativo, você pode parar de checar seu e-mail por volta das 21h30. Você não precisa atualizar sua inbox a cada 10 minutos e arruinar sua noite. Se você acordar cedo (o que é bom para você), tente não olhar o celular durante os primeiros 30 minutos do dia. Também recomendo ter hobbies que te obrigam a guardar o telefone. A maioria dos e-mails pode esperar uma hora.


Tenha confiança ao escrever emails - Pare de usar pontos de exclamação. Tire a palavra "apenas" de seu vocabulário. Não precisa se explicar demais quando não for solicitado. Para responder, use o mesmo tom da pessoa que está te enviando o e-mail. Mais adiante, você vai desenvolver seu próprio estilo; por enquanto, simplifique ao máximo.


Relaxe - Relaxe. Nosso trabalho não é salvar vidas. Quase tudo o que é feito pode ser desfeito e consertado. Seja dono do seu trabalho, assuma seus erros e tudo mais. E lembre-se: ninguém é perfeito. Não se leve a sério demais.


Adaptado de: Practice Pointers: First Year Associate, Big Law Boyz.

5 visualizações

Comments


Inscreva-se e receba a newsletter por e-mail

Informações registradas!

bottom of page