As 5 forças de Porter e outras dicas de produtividade para o começo de ano
Como tirar resoluções do papel
Sem brincadeira, o começo do ano é minha época preferida para trabalhar.
Trabalho como freelancer e o meu momento preferido é vir para o escritório cedo na primeira segunda-feira do ano, revisar o ano anterior e documentar as metas para este ano.
Não só porque era a época de sazonalidade alta quando eu dava aula de inglês. Em janeiro, recebemos 365 dias para fazer a diferença. Então, é o melhor momento para definir como vamos trabalhar, sob quais valores e com quais objetivos.
Eu sei que ser mais produtivo é uma resolução clássica de fim de ano. Agora, como implementar essa resolução e, mais importante, mantê-la? Bom, há várias pequenas atitudes que ajudam a criar um hábito de produtividade. Se você é freelancer ou trabalha por conta própria, o começo de janeiro é uma época ótima para:
Limpar sua mesa e escritório;
Otimizar sua barra de favoritos com links úteis de verdade;
Limpar a caixa de entrada do e-mail e bloquear spam;
Revisitar ou criar seu playbook de vendas, definindo cliente ideal, funil de vendas, canais de divulgação, etc;
Aumentar seus preços (como diria James Brindle, always raise your prices);
Revisar as finanças do ano anterior e fazer projeções para este;
Definir sua meta de faturamento para o ano;
Dentre muitas outras coisas.
Esses são pequenos rituais que observo há anos, e que sempre me ajudam a ter uma visão do ano que se inicia. Do ponto de vista de gestão, sempre passo o olho na Missão, Visão e Valores da empresa e vejo se estão alinhadas com o propósito do ano.
Ao estabelecer metas claras e específicas, criar um ambiente de trabalho organizado e eliminar distrações, fica muito mais fácil planejar o ano e atingir resultados consistentes.
As 5 forças de Porter
De todas as ferramentas que utilizo nesta visão geral para um ano novo, uma das mais úteis é a análise das 5 forças de mercado de Porter.
As 5 forças de Porter são uma ferramenta de análise de mercado criada pelo economista e professor Michael Porter, da Harvard Business School. Elas foram desenvolvidas para ajudar a entender a dinâmica competitiva de um setor ou indústria e avaliar o potencial de lucro. As cinco forças são:
Ameaça de produtos substitutos: facilidade com que os consumidores podem substituir um produto ou serviço por outro.
Ameaça de entrada de novos concorrentes: facilidade com que novas empresas podem entrar no mercado e competir com as empresas existentes.
Poder de negociação dos clientes dos compradores: capacidade dos compradores de influenciar os preços e as condições de venda.
Poder de negociação dos fornecedores: capacidade dos fornecedores de influenciar os preços e as condições de compra.
Rivalidade entre os concorrentes: intensidade da concorrência entre os atuais competidores no mercado.
Como empreendedores, nosso macroambiente de negócios muda constantemente, seja pela tecnologia, por decisões políticas ou tendências de mercado. Nesse sentido, uma revisão periódica das forças que moldam esse mercado é necessária para ajustarmos as velas e corrigirmos o curso dos negócios.
Este, por exemplo, é um pedaço da análise das 5 forças de Porter que realizei em 2 de janeiro de 2023. Podemos observar como uma análise simples nos dá uma visão ampla do mercado e, quase que de imediato, traz à tona planos de ação para lidarmos com essas forças.
Conclusão
Aumentar a produtividade é, sim, a resolução de muitas pessoas. Ao mesmo tempo, implementar esse hábito requer foco e consistência. Neste post, discutimos algumas estratégias eficazes para aumentar a produtividade no ano novo, com ênfase na análise das 5 forças de Porter para quem quer entender o mercado onde atua e criar iniciativas que tragam resultado.
Com essas dicas, você estará mais bem equipado para alcançar seus objetivos e aumentar sua produtividade em 2023.
Comments